Antes de usar a energia solar, é importante entender os dois métodos diferentes de aproveitar a energia do sol. Saiba mais sobre os tipos de energia solar e como eles diferem.

A energia solar é obtida de duas formas principais: através de painéis fotovoltaicos ou através de aquecedores solares. Os aquecedores solares usam os raios do sol para aquecer líquidos, enquanto os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade.

Você está convidado a conhecer melhor tudo sobre essa alternativa sustentável e suas vantagens. Se você ainda não tem certeza sobre seus funcionamentos e vantagens, leia este artigo até o final.

Como funciona energia solar e os detalhes que você precisa saber.

Existem 3 tecnologias de captar a energia do sol para gerar eletricidade.
Existe a energia solar fotovoltaica, a energia solar heliotérmica (este último é o único que não pode ser utilizado em residências), e a energia solar térmica (para aquecimento de água ou qualquer outro líquido).

Hoje em dia, esses sistemas são muito utilizados por residências e empresas em todo o Brasil, sendo uma ótima opção para economizar na conta de luz com o uso de uma energia alternativa, renovável e limpa.

Como funcionam os três sistemas de energia solar e os detalhes que você precisa saber.

Conforme mencionado acima, existem três tecnologias diferentes que permitem o uso da energia solar em residências, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais e/ou indústria.

  • Energia solar fotovoltaica

Nos últimos 100 anos, esse tipo de energia tem sido incrivelmente comum. É usado em casa, em empresas e na indústria para energia solar.

 A tecnologia fotovoltaica ou fotovoltaica permite que a luz solar seja transformada em eletricidade.

O uso da energia solar fotovoltaica, de baixo custo, manutenção mínima e fácil implementação, já pode ser utilizado como opção de fornecimento de energia elétrica em todo o mundo.

Graças aos avanços tecnológicos, isso é possível sem sacrificar a capacidade. Os sistemas fotovoltaicos utilizam painéis solares. Estes geralmente vêm em cores pretas ou azuis e são colocados em grupos.

Os painéis solares fotovoltaicos são utilizados em empresas, residências e até instituições públicas para gerar eletricidade e diminuir sua conta de energia.

Iluminada e aproveitada através da tecnologia fotovoltaica, esta forma de energia tem sido comum e acessível ao público nos últimos cem anos.

É usado em casa, nos negócios e na indústria para fornecer energia solar.

 Os avanços na tecnologia tornaram possível o uso de sistemas fotovoltaicos sem sacrificar a produção de eletricidade.

 Esses painéis solares são finos, leves e de baixa manutenção. Podem ser utilizados como alternativa às fontes convencionais de energia, com custos ou riscos mínimos.

 Quando você precisa de painéis solares em sua vida, você pode encontrá-los em qualquer cor. Normalmente, eles vêm em preto ou azul e podem ser encontrados em grupos.

 Os painéis solares são utilizados em escolas, residências, empresas e instituições públicas para gerar eletricidade e diminuir sua conta de energia.

  • Energia fototérmica ou de aquecimento solar

Sabe quando, nos meses mais frios, a conta de luz aumenta devido aos praticamente inevitáveis banhos quentes? Esse tipo de captação e conversão de energia solar minimiza esse problema.

O foco é o aquecimento de água, seja em casas, prédios, comércios ou indústrias.

Estes painéis não geram eletricidade. Os painéis contêm fileiras de tubos cheios de água que coletam o calor do sol, desta forma aquecendo a água e à armazenando em um reservatório térmico.

O sistema de aquecimento solar também utiliza painéis solares do tipo coletor solar térmico, para coletar a energia térmica da radiação solar e transferir para a água, deixando-a aquecida e que será armazenada em um reservatório térmico, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização.

Estes painéis são geralmente fabricados em cores escuras, o que aumenta a absorção

Ao contrário dos painéis de energia fotovoltaica, as placas coletoras com a finalidade de gerar energia térmica são fabricadas em cobre ou alumínio, que são ótimos condutores de corrente. 

O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos (placas solares de aquecimento) necessários para o sistema de aquecimento solar variam de acordo à quantidade de água quente utilizada na residência.

O primeiro sistema de energia solar térmica foi instalado no deserto do Saara há mais de um século. Esse tipo de energia é usado para aquecer fluidos, como água, usando o calor do sol.

É comumente usado em indústrias, residências, prédios comerciais e escolas. O calor do sol pode ser muito útil quando as empresas precisam usar água quente em alguns processos industriais.

Os sistemas solares térmicos usam coletores de placas para transferir a energia do sol para a água. Essas placas são feitas de cobre ou alumínio; são excelentes condutores de corrente. Após ser aquecida pelo sol, a água é armazenada em um reservatório.

Em seguida, é mantido aquecido até ser colocado em uso.

As principais vantagens da energia solar térmica: sistema de captação simples; energia renovável, mais econômica e mais fácil de adaptar; pode ser usada em qualquer lugar, é um sistema compacto e fácil de instalar; menos poluição ao meio ambiente; vida útil prolongada; manutenção mínima, etc.

  • Energia heliotérmica

Esse método é utilizado somente em processos industriais, por ser mais complexo do que os outros.

 A energia do sol é acumulada em um único ponto, um receptor, geralmente constituído por espelhos (os concentradores) em uma torre alta.

Assim como no caso da energia fototérmica, a radiação solar é absorvida e pode ser armazenada. A seguir, também passa por duas transformações: primeiro em energia mecânica, depois em energia elétrica.


O Brasil tem muitos locais potenciais para usinas heliotérmicas. Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país, é alto o nível de radiação solar, com muitos terrenos planos e baixas presenças de nuvens fazem de uma usina heliotérmica um local perfeito.

Além disso, plantas heliotérmicas em regiões áridas promovem o desenvolvimento econômico e a criação de empregos. A implantação de uma usina heliotérmica também proporciona emprego direto e indireto na construção e manutenção da usina.

Energia térmica ou fotovoltaica? Qual escolher?

São vários os aspectos a avaliar na hora de escolher a melhor opção para o seu imóvel, entre energia solar térmica ou fotovoltaica.

Um sistema – fotovoltaico – converte a luz solar em energia elétrica, enquanto o outro – solar térmico – usa a luz solar para aquecer fluidos.

Quando a luz solar é absorvida por um painel fotovoltaico, ele gera eletricidade. Esta eletricidade pode então ser usada durante toda a operação de um sistema de aquecimento solar.

Em contraste, a energia térmica é usada para sistemas de aquecimento e refrigeração residenciais. Além disso, pode ser usado para alguns pontos dentro de uma residência ou empresa.

 Considerar os custos de aquisição e os custos de manutenção do projeto é válido ao considerar os benefícios de longo prazo dos sistemas de energia solar.

Embora caro, um sistema solar fotovoltaico tem uma vida útil de até 25 anos, o que o torna uma opção melhor a longo prazo.

Vantagens Energia Solar térmica

  • Instalação simples e rápida;
  • Possui o auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente;
  • Pode ser utilizada em usinas térmicas de diversas formas como: bagaço de cana-de- açúcar e casca de cereais;

Vantagens Energia Solar fotovoltaica

  • É um recurso totalmente renovável;
  • Não polui o meio ambiente;
  • Possui manutenção mínima;

Desvantagens Energia Solar térmica

  • Queima de derivados de petróleo;
  • Impacta no aquecimento de água dos rios;
  • Gasto elevado com a compra de combustíveis fósseis.

Desvantagens Energia Solar fotovoltaica

  • Alto custo de aquisição;
  • não pode ser usado à noite;
  • O Brasil carece de incentivos governamentais

Com isso, esperamos que, com este artigo, suas maiores dúvidas sobre os diferentes tipos de energia solar tenham sido sanadas.

Qual o diferencial da Belsolar?

A Bel Solar está presente em todo o estado do Rio de Janeiro com unidades especializadas em projetos e instalação de energia solar fotovoltaica.

Temos o sistema fotovoltaico ideal para atender o consumo da sua casa ou empresa.

Converse com nossos especialistas, encontre a solução mais próxima de você e solicite gratuitamente um orçamento do seu projeto.
Siga a Bel solar nas Redes Sociais e veja mais dicas de como economizar na sua conta de luz.