No setor de  energia solar, o Brasil cresce a cada ano em relação ao aproveitamento de todo seu potencial energético, e isso vem graças aos esforços do Governo Federal e da iniciativa privada.  

O Brasil tem uma capacidade gigantesca para a produção de energia solar e o país está cada vez mais perto de utilizar todo o seu potencial para se tornar uma referência no mercado de energia solar.

Benefícios da energia solar no Brasil

São vários os benefícios econômicos e ambientais que ajudam essa fonte de energia renovável a crescer.

A energia solar no Brasil ainda representa menos de 2% de toda a matriz energética produzida.

Ainda assim, o número de sistemas fotovoltaicos instalados tem crescido absurdamente, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

A energia solar ainda está sendo muito utilizada no Brasil principalmente em residências, como forma de reduzir o valor da conta de luz, seja por meio da energia térmica, aquecer água, ou com na utilização da energia solar para gerar eletricidade.

O Brasil tem muita vantagem porque os níveis de incidência solar são superiores aos de países que desenvolvem esses projetos frequentemente, como Alemanha, França e Espanha.

Estima-se que, em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar instalados, estabelecendo uma economia absurda  além da preservação ambiental do País.

Se boa parte da população instalar sistemas fotovoltaicos, não será mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidroelétricas.

Uma usina solar padrão gera energia suficiente para cerca de 20 mil casas evitando a emissão de 175 mil toneladas de CO² anualmente.

Além disso, existem os benefícios econômicos da energia solar no Brasil.

Exemplos de como a energia solar é benéfica para o Brasil:

  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica geram a sua própria energia renovável e, assim, economizam até 95% do valor da sua conta de luz;
  • Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade;
  • Quanto mais painéis fotovoltaicos forem instalados no Brasil, menor será a necessidade de se utilizar as usinas termelétricas, que possuem um custo maior e, consequentemente, menor será a carga tributária na conta de luz;
  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos;
  • A energia solar é totalmente renovável;
  • A energia solar é infinita;
  • Não faz barulho;
  • Não polui;
  • Possui mínima necessidade de manutenção;
  • Baixo custo, considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico;
  • Fácil de instalar;
  • Pode ser usado em áreas rurais e remotas onde não há eletricidade ainda.

Desafios da produção de energia solar no Brasil

A energia solar ainda enfrenta grandes desafios no Brasil, e isso faz parecer que a solução é menos acessível aos consumidores.

A utilização de energia solar no País ainda é pequena, no entanto, o custo dessa tecnologia está em constante queda, ampliando seu acesso aos que ainda não a usufruem.

A forma de solucionar esse problema é investir em informações divulgando os imensos benefícios de possuir um sistema fotovoltaico.

Mostrar que ele não polui, não gera impactos para o meio ambiente e é infinitamente mais barato que a forma convencional de consumir energia elétrica.

Os 3 grandes desafios da energia solar no Brasil:

  1. Vencer o lobby das grandes construtoras que querem construir mais lagoas de pedras e inundar a Mata Atlântica;
  2. Vencer o lobby das distribuidoras de energia que querem vender energia, em vez de permitir a sua própria produção de energia elétrica com a luz do sol;
  3. Os brasileiros ainda preferem investir em carros importados, em vez de energia renovável.

Algumas poucas desvantagensda energia solar:

  • Não pode ser usada durante a noite;
  • E necessário o uso de baterias para armazenar energia, o que de modo geral encarece o custo do sistema fotovoltaico

Evolução do Brasil na produção de energia solar

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor trouxe a vantagem de gerar 190 mil novos empregos em todo terriório nacional, entre 2012 a 2019, além de impulsionar  em mais de R$ 9,6 bilhões no PIB brasileiro.

Atualmente, são mais de 250 mil sistemas fotovoltaicos ligados à rede, o que contribuiu para que a produção de energia elétrica fotovoltaica batesse recordes.  

O uso da energia solar no Brasil

O uso da energia solar no Brasil, principalmente no setor residencial, representa cerca de 70%, seguida por empresas de comércio e serviços (17,99%) e pela energia solar rural (6,25%).

Seja em residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, a energia solar no Brasil é cada vez mais comum.

O seu aproveitamento é perceptível.

Na redução do valor da conta de luz, aquecer água, gerar eletricidade, reduzir a sobrecarga de redes e no aumento das preservação ambiental.

Benefícios ambientais.

Se boa parte da população instalar sistemas fotovoltaicos em casas, negócios ou em ambientes rurais, não será mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidroelétricas.

Uma usina solar padrão gera energia suficiente para cerca de 20 mil casas evitando a emissão de 175 mil toneladas de CO² anualmente.

Benefícios econômicos.

  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua própria energia renovável e, assim, economizar até 95% do valor da sua conta de luz;
  • Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade;
  • Quanto mais painéis fotovoltaicos forem instalados no Brasil, menor será a necessidade de se utilizar as usinas termelétricas, que possuem um custo maior e, consequentemente, menor será a carga tributária na conta de luz;
  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos;
  • A energia solar é totalmente renovável;
  • A energia solar é infinita;
  • Não faz barulho;
  • Não polui;
  • Possui mínima necessidade de manutenção;
  • Baixo custo, considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico;
  • Fácil de instalar;
  • Usado em áreas rurais e remotas onde não há eletricidade ainda.

Evolução do Brasil na produção de energia solar

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor trouxe a vantagem de gerar 190 mil novos empregos em todo terriório nacional, entre 2012 a 2019, além de impulsionar mais de R$ 9,6 bilhões no PIB brasileiro.

Atualmente, são mais de 250 mil sistemas fotovoltaicos ligados à rede, o que contribuiu para que a produção de energia elétrica fotovoltaica batesse recordes.  

Energia solar: uso no Brasil

 O uso da energia solar no Brasil é usado principalmente no setor residencial, representa cerca de 70%, seguida por empresas de comércio e serviços (17,99%) e pela energia solar rural (6,25%).

A energia solar no Brasil tem se tornado cada vez mais comum. Seja em residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias.

É perceptível o aproveitamento na utilização da redução do valor da conta de luz, aquecer água, gerar eletricidade, reduzir a sobrecarga da rede e preservação dos impactos ambientais.

A distribuição dos sistemas no Brasil e no Mundo.

Exemplos do uso de energia solar no Brasil estão na utilização da energia fotovoltaica para consumo próprio para redução da conta de luz e a construção de usinas fotovoltaicas para distribuição de energia elétrica na rede.

A energia solar fotovoltaica para as indústrias é uma forma de se “travar” o custo de uma despesa fixa que é a conta de luz.

Localização no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgaram o ranking com os estados que utilizam essa fonte renovável de energia em todo o território brasileiro.

Minas Gerais se estabelece como o estado com maior capacidade fotovoltaica instalada, logo após, vem o Rio Grande do Sul.

No ranking, sistemas fotovoltaicos estão nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, enquanto estados como Roraima e Amapá ficam atrás, com um baixo potencial de energia solar instalada.

A energia solar no Brasil está localizada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Paraná, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás também compõem a lista, porém têm geração de energia menor do que os outros citados.

Evolução do Brasil no ranking mundial

O Brasil subiu algumas posições no ranking mundial de países que mais investem em energia fotovoltaica.

No geral, o Brasil veio de uma longa escalada, estando em 26ª em 2017; 21ª em 2018 e alcançando o 16º lugar em 2019.

Em 2020, o Brasil subiu para a 12ª posição na categoria de capacidade adicionada.

Além disso, na categoria de capacidade instalada acumulada, o País se encontra na 16ª posição.

Entende-se, portanto, que a energia solar é extremamente promissora e lucrativa, principalmente considerando o potencial do território brasileiro.

Receba um orçamento grátis de energia solar

A Bel Solar está presente em todo o estado do Rio de Janeiro com unidades especializadas em projetos e instalação de energia solar fotovoltaica.

Temos o sistema fotovoltaico ideal para atender o consumo da sua casa ou empresa.

Converse com nossos especialistas, encontre a solução mais próxima de você e solicite gratuitamente um orçamento do seu projeto.
Siga a Bel solar nas Redes Sociais e veja mais dicas de como economizar na sua conta de luz.